Uma pequena nota sobre fast-food x felicidade na revista Crescer deste mês chamou minha atenção.
Segundo um estudo realizado em Taiwan, crianças que comem fast-food estão menos propensas à infelicidade (!).
Gostaria de saber os métodos utilizados nesta pesquisa (que me pareceu pretensiosa e não científica!), mas não encontrei.
De qualquer forma, como alguém de bom senso já disse: alimentos altamente calóricos induzem à maior liberação de serotonina, um neurotransmissor que atua na regulação do humor. Ou seja: felicidade mesmo???
O estudo ainda sugere que diante dos resultados, as campanhas contra obesidade infantil deveriam ser reconsideradas, o que eu considero bastante precipitado. Não estou me referindo à padrão de beleza, consumo, nem sociedade; mas ao fato de que a obesidade interfere na qualidade de vida do indivíduo, e daí me diz: como ignorar este “detalhe”?






Puxa vida, uma revista que gosto tanto… eles não pensam nas consequências que uma simples nota dessa pode causar??
Precipitadíssimo!!! >:-(
Bruna respondeu em May 20th, 2009:
Deise, na verdade eu achei precipitado os pesquisadores falarem que as campanhas contra obesidade infantil precisam ser repensadas, já que obesidade não está assim tão relacionada com a infelicidade! Acredito que os participantes deveriam ser acompanhados por mais tempo, já que o problema da obesidade não é necessariamente “infelicidade”, mas problemas de saúde que afetam a qualidade de vida, e consequentemente o estado de humor.
Gostei do seu comentário sobre “consequências” porque isso era outra coisa que eu queria comentar! A tal nota da revista é só um resuminho da pesquisa, quem quiser ler o resto precisa entrar no site e procurar.
O problema é que nós sabemos muito bem que nem todo mundo faz isso, e daí vale o que estava escrito no papel: fast-food não é tão ruim assim e pronto.
Preocupante não é?
beijo!
Realmente muito bem pensado Bruna, lembro-me que fiquei horrorizada ao ver uma mãe no shopping com uma criança ainda no carrinho (ela não andava ainda) partindo um lanche do MC Donald´s e dando pra criança comer tomando coca cola!!!!! Disse ao meu marido, será que eu tô ficando velha???? revistas de opinião e principalmente de informação devriam tomar muito cuidado com resumos de pesquisa… um abraço.